FANDOM

Nas primeiras décadas do século XVIII deve ter iniciado o povoamento do território do atual Município, pois por volta 1750 já havia a aldeia jesuíta do Javari, as margens do Rio Solimões, onde eram catequizados os índios Ticunas. Cinco anos depois, com a criação da Capitania do Amazonasball, ali foi o local escolhido, pelo Governo Português, para ser instalada a sede, Porem Mendonça Furtado, Governador do Grão-Paráball, preferiu instala-la em Mariuáball (atual Barcelosball).

História

O nome do município foi dado - por sugestão do general Cândido Mariano Rondon

Em 1766, Tabatinga, lugar próximo de São José do Javari, à margem esquerda do Rio Solimões, numa pequena elevação de terreno, oferecia condições para fins militar e fiscal foi ocupado por um sargento, mais tarde foi fundada a povoação da ESPERANÇA onde mais para fernete seria a sede do município em 1890 foi fundada outra povoação a REMATE DE MALES.

Em 29 de janeiro de 1898, o território do Benjamim Constantball foi desmembrado do São Paulo de Olivençaball. Constituía-se  de um só distrito, Remate de Males, que ficou sendo a sede municipal. Três anos depois no dia 4 de janeiro de 1901, suas terras voltaram a pertencer a São Paulo de Olivençaball para em 2 de setembro de 1904, ganhar de novo autonomia.

Como a Vila de Remate de Males não oferecia condições satisfatória, cuidaram de arranjar um outro local para ser a sede municipal, as preferencias recaíram sobre Esperança, elevada a categoria de Cidade em 1938.

Em 1955 perdeu o município o distrito de Remate de Males, que passou a constituir o novo município de Atalaia do Norte.