FANDOM

Bolíviaball, oficialmente o Estado Plurinacional da Boliviaball, é uma countryball localizada na parte central da América do Sul. Ele é cercado por Peruball pelo noroeste, Brasilball pelo oeste, norte e sudeste, Paraguaiball pelo sudeste, Argentinaball pelo sul e Chileball pelo sudoeste. Ele é um país latino-americano com uma grande atitude anti-imperialista, o que garante a possibilidade de ingressar na ALBAball, OEAball, UNASULball e, como quase todos os Estados independentes, na ONUball.

A Bolíviaball é muitas vezes vista como uma countryball muito desconfiada, provavelmente causada pelos vizinhos roubando argila da Bolíviaball estou falando de você Chileball e Brasilball. Esse fator transformou a Bolíviaball em um Estado anti-imperialista.

História Editar

O território que hoje corresponde a argila da Bolíviaball foi ocupada por 3balls migrantes da Ásia. Mas em 1533 o Império Espanholball conquistou o Império Incaball e, por consequência, consegui parte da argila da Bolíviaball moderna. A Bolíviaball passou a ser administrada pelo Vice-Reino do Peruball, mas em 1776 juntou-se ao novo Vice-Reino do Rio da Prataball.

Durante as Guerras Napoleônicas, Primeiro Império Francêsball invadiu a Espanhaball, possibilitando a independência das colônias nas Américas. Em 1825, a Bolíviaball declarou-se independente da Espanhaball com o nome de República de Bolívarball.

Em 1837, a Bolíviaball se uniu ao Estado Norte-Peruanoball e Estado Sul-Peruanoball para formar um novo estado, a Confederação Peru-Bolivianaball, mas está união não durou muito, pois em 1839 a Confederação Argentinaball, Chileball e um exército de restauradores peruanos declararam guerra e dissolveram a confederação.

Em 1879, o Chileball ocupou Antofagastaball e inciou a Guerra do Pacífico, resultando na derrota da Bolíviaball e a perda da única saída para o mar.

Posteriormente a Bolíviaball perderia o atual Acreball para o Brasilball e o Chaco para o Paraguaiball. Atualmente a Bolíviaball faz parte da UNASULball e ONUball, vive em paz sem ninguém querendo parte da sua argila.

Curiosidades Editar

  • A Argentina o odeia, especialmente por entrar em sua casa sem permissão.
  • Eles o intimidam por tudo, especialmente por não ter mar.
  • Apesar de estar perto de Perúball, ele não pede o mar, já que não o tirou, apenas o pede ao Chile.
  • Ele tinha uma aliança com o Perúball.
  • Ele não gosta que a Argentina lhe diga bolinha.
  • Ele e Perúball se juntaram a uma confederação, pois são irmãos e compartilham a mesma história.

Embora não tenha mar, possui uma marinha, baseada no lago Titicaca.

  • Anteriormente, ele acreditava que o frango possui substâncias femininas, o que causa homossexualidade e calvície.
  • Ultimamente, ele costuma dizer coisas sérias que ameaçam a diplomacia e pioram seu relacionamento com Chileball cada vez mais, embora ele nunca pareça perceber a seriedade de suas palavras.
  • Ultimamente, ele costuma entregar seu "livro sobre o mar" a qualquer countryball que visitar.
  • O clássico de futebol mais importante da Bolívia (para as collas) é disputado entre os melhores times da história do futebol boliviano: The Strongest e Bolivar. Para os cambas é Blooming e Oriente Petrolero. Os clubes Jorge Wilstermann e Royal Pari também são os mais relevantes.
  • Sua música favorita (e a mais famosa das que ele escreveu) se chama Crying se foi. Mas só ficou famoso em todo o mundo quando o Brasilball criou uma versão em português da música. Ainda Puerto Ricoball é premiado com seu proprietário apenas por torná-lo uma moda.
  • Com uma população de cerca de 10,5 milhões de habitantes e sua grande área, o Boliviaball é um dos países da América Latina com menor densidade populacional.
  • O Lago Titicaca, localizado entre Boliviaball e Perúball, é considerado o lago navegável mais alto do mundo, cerca de 3810 metros acima do nível do mar.
  • Embora estranho, o Boliviaball tem um "dia do mar".
  • Ele voltaria a ter mar trocando território com Chileball.
  • Ele é campeão mundial de surf por ter mar infinito
  • Possui 2 flores semelhantes à sua bandeira, uma é a Kantuta (altiplânica) e a outra é o Patujú (oriental)
  • Como o Paraguayball, ele só tem acesso ao mar pelos rios
  • De acordo com Platão, Atlántidaball está no Boliviaball, ̶e̶n̶ s̶e̶r̶i̶o̶?
  • Grande parte da cocaína presente no Colombiaball foi realmente trazida deste país na forma de macarrão, apenas que o Colombiaball "melhorou" essa pasta.
  • A Bolíviaball é culturalmente instável, no oeste existem os collas (descendentes dos incas e aimarás), os cambas no leste (mestiços de guarani e raças européias) e Chapacos e Chaqueños (mestiços de guarani, tapetes ou weenhayek com raças argentinas ou européias).