FANDOM

Camarões Alemãoball (também conhecido como Kamerunball ou Kamerunball alemão) era uma colônia africana alemã.

História

Camarõesball nascido como 8ball , adotado pela Império Alemãoball antes de ser anexado à África Ocidental Francesaball sob o Tratado de Versalhes

O primeiro posto comercial alemão, foi fundado em Doualaball em 1868 pela empresa de navegação Hamburger Woermann. O protetorado foi estabelecido durante a "Partilha de África" pelo explorador alemão e imperialista Gustav Nachtigal. Foi ampliado com Novos Camarõesball em 1911 como parte do acertamento da Crise de Agadir, resolvida pelo Tratado de Fez. Foi conquistada em 1916 pelos Aliados durante a Primeira Guerra Mundial. Após a derrota da Alemanha, o território foi dividido em dois Liga das Nações mandatos (Classe B) sob a administração da Grã-Bretanha e Françaball. O Camarões francêsball e parte de Camarões Britânicosball foram reunificados em 1961, como Camarões.

A Alemanhaball estava particularmente interessada no potencial agrícola dos Camarõesball. Foi sob a influência do empresário Adolph Woermann, cuja empresa instalou uma casa comercial em Douala, que Bismarck, inicialmente céptico quanto ao interesse do projecto colonial, se convenceu. Grandes empresas comerciais alemãs (Woermann, Jantzen und Thoermalen) e concessionárias (Sudkamerun Gesellschaft, Nord-West Kamerun Gesellschaft) se estabeleceram maciçamente na colônia. Deixando que as grandes empresas impusessem a sua ordem, a administração simplesmente as apoiava, protegia e eliminava as rebeliões indígenas.

A Alemanhaball planejava construir um grande império africano, que ligaria Camarões, através do Congo, às suas possessões da África Oriental.