FANDOM

Czech-icon Checoslováquiaball foi uma countryball com a argila localizada na Europa Central durante 1918 a 1992. Ela consistia na união da Czech-icon Tchéquiaball e Slovakia-icon Eslováquiaball. Era uma das countryballs sucessoras da Austria-Hungary-icon Áustria-Hungriaball. Durante seus últimos anos consistia em 10 regiões que a garantiam 270.000 km². Durante a Segunda Guerra Mundial, a Nazi-icon Alemanha Nazistaball adquiriu a região dos Sudetasball e, posteriormente, anexou parcialmente a Checoslováquiaball e a dividiu dando independência a First Slovak Republic-icon Eslováquiaball.

Em 1992 foi dissolvida quando a Czech-icon Tchéquiaball e a Slovakia-icon Eslováquiaball resolveram acabar com o seu relacionamento e seguir os seus próprios caminhos separados.

História

Durante o final da Primeira Guerra Mundial, em 1918, a Checoslováquiaball declarou a independência da Austria-Hungary-icon Áustria-Hungriaball levando as regiões da Czech Silesia-icon Ducado da Silésiaball, Bohemia-icon Reino da Boêmiaball, Moravia-icon Marca da Moráviaball e partes do Kingdom of Hungary-icon Reino da Hungriaball. Durante esse período teve que enfrentar alguns problemas por causa de argila com as recém-formadas Poland-icon Polôniaball e Austria-icon Áustria-Alemãball. Ela costumava ser muita amiga da Kingdom of Yugoslavia-icon Iugosláviaball e Kingdom of Romania-icon Romêniaball e por isso criou a Pequena Entente para evitar uma restauração de uns certos Austria-icon vizinhos Hungary-icon barulhentos...

Ela tinha muito medo da agressão por parte da sua vizinha, Nazi-icon Alemanha Nazistaball, por isso resolveu fazer um acordo com a France-icon Françaball e a Soviet-icon URSSball (mas isso não acabou dando certo... traidores...). A Nazi-icon Alemanha Nazistaball desejava a região dos Sudetosball e, depois de um acordo, conseguiu o que queria facilmente. UK-icon RUball, que tinha participado do acordo, voltou para casa vitorioso, mas depois de ver o jornal viu que a Checoslováquia tinha sido parcialmente anexada e dividida pelos Nazi-icon nazistas. Como forma de protesto, a Checoslováquiaball criou um governo em exílio para cutucar a Nazi-icon Alemanha Nazistaball, o que a deixou furiosa.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Soviet-icon URSSball tinha honrado o seu tratado demorando apenas alguns anos para agir "salvo" a Checoslováquia... Só para depois torna-lá em seu belo Estado Satélite. Durante esse período, o fim do relacionamento abusivo entre ambos terminou quando a Checoslováquia se tornou uma federação. Após o fim do socialismo, a Checoslováquiaball foi reformada na Czech-icon República Federativa Tcheca e Eslovacaball, mas isso não durou muito e houve uma separação pacífica entre a Slovakia-icon Eslováquiaball e Czech-icon Tchéquiaball.