FANDOM

Império Safávidaball foi um dos maiores impérios da persaball que durou de 1501 a 1736. Ele também é considerado como o começo da história iraniana moderna.

História Editar

No final de 1400, quando o Império Timúridaball foi enfraquecido por outros impérios turcos, Safávidaball veio da Pérsiaball esmagando o barro de Timúridaball na Pérsia. Depois disso, ele levou toda a Pérsia com ele.

Quando o Império Mogolball estava realizando conquistas na Índia, ele ajudou e deu a Mogolball muitos mosquetes e canhões. Por fim, Mogolball ficou irritado por causa de suas ajudas.

Em 1514, ele declarou guerra contra otomanos. Por causa disso, ele perdeu terras. Na década de 1530, ele lutou novamente contra os otomanos. Desta vez, ele perdeu o Iraqueball e foi totalmente expulso da Mesopotâmia.

No início dos anos 1700, ele foi enfraquecido pela dinastia Hotaki, que veio do Afeganistãoball. Então, um líder da tribo Afshar, Nader Shah o ajudou a recuperar suas argilas de Hotaki. Então seu filho, o Império Afsháridaball, o substituiu e empurrou os otomanos para fora do Irã.