FANDOM

Slovenia-icon Eslovêniaball, oficialmente República da Eslovêniaball, é uma countryball localizada na Europa Central. Ela faz fronteira com a Austria-icon Áustriaball para o norte, Croatia-icon Croáciaball ao sul, Hungary-icon para o leste e Italy-icon Itáliaball para o oeste, juntamente com uma pequena saida pro Mediterrâneo. O país está dividido em 212 municípios, incluindo a capital Ljubljana-icon Liublianaball localizado no centro, dando a Eslovêniaball uma área total de 7.827 milhas quadradas, tornando-o o 151º maior país do mundo. A partir de 2018, Eslovêniaball mantém uma população de 2,076 milhões.

Eslovêniaball pode entrar na UE-icon EUball e NATO-icon OTANball devido a estar geograficamente na Europa. Eslovêniaball também é membro da Union for the Mediterranean-icon União para o Mediterrâneoball, bem como a UN-icon ONUball como quase todos os outros países do mundo. 

HistóriaEditar

Eslovêniaball nasceu quando SPQR-icon SPQRball morreu e os Slavs-icon eslavos reassentaram a área. A primeira Eslovêniaball medieval verdadeiramente livre foi o Ducado de Carníolaball, a primeira ball democrática.

Depois que o Ducado de Carníolaball ficou fraco, ela foi sugada para dentro do  HRE-icon SIRball e depois para o Habsburg-icon Império Austríacoball. A Eslovêniaball estava sob tanta influência austríaca que, durante um período de 200 anos, eles esqueceram como ser eslavos.

Somente em 1809, quando os Napoleonic-icon atiradores de baguete que comiam lesmas venceram o Habsburg-icon Império Austríacoball, a Eslovêniaball foi liberada por um período de 4 anos, quando os franceses estabeleceram as províncias da Ilíria. Mais tarde, quando o pequeno Imperador perdeu a batalha de Waterloo, ela queria se juntar á Croatia-icon Croáciaball em um novo estado chamado Iliriaball, mas como sabia que a Croatia-icon Croáciaball SÓ QUERIA TRIESTE, a Eslovêniaball decidiu se separar da sua nova amante. A Eslovêniaball tentou conquistar a independência da Áustriaball, pois a Eslovêniaball queria falar em sua língua nativa, mas não era permitido. Embora alguns eslovenos quisessem se livrar da Áustriaball, a maioria ainda estava apaixonados pelo Habsburg-icon Império Austríacoball.

Durante a Primeira Guerra Mundial, a Eslovêniaball lutou pela Austria-Hungary-icon Áustria-Hungriaball, mas à medida que a guerra avançava, ela uniu forças com outras countryballs eslavas do sul e formou o Panslavic-icon Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérviosball, mas isso não durou muito, porque nenhum outro estado reconheceu eles, então os eslovenos e croatas foram forçados a se unir com a Kingdom of Serbia-icon Sérviaball. Quando a Austria-Hungary-icon Áustria-Hungriaball morreu, seu barro tornou-se parte da Kingdom of Yugoslavia-icon Iugosláviaball.

Durante o período entre guerras, a Eslovêniaball perdeu um terço de seu território para o Ficheiro:Kingdom of Italy-icon.png Reino da Itáliaball, depois que a Italy-icon Itáliaball e Serbia-icon Sérviaball assinarem o tratado de Rapallo, fazendo a Eslovêniaball perder Trieste-icon Triesteball, que afetou bastante sua economia. A Eslovêniaball foi renomeada para Banovina do Dravaball, mas queria ser renomeado para Banovia da Eslovêniaball, assim como a Banovia da Croáciaball, mas a guerra destruiu seus objetivos.

Eslovêniaball foi dividida politicamente em várias frações, os democratas, a ala direita e os católicos, os comunistas e socialistas e outros grupos. A Eslovênia Nazistaball nasceu quando a Nazi-icon Alemanha Nazistaball invadiu o Kingdom of Yugoslavia-icon Reino da Iugosláviaball. Alguns gostavam de Naziball e eram profundamente católicos e odiavam judeus e comunistas. Mas muitos odiavam a Nazi-icon Alemanha Nazistaball por invadir a argila da Eslovêniaball e matar muitos de seus irmãos, então uma guerra civil eclodiu entre os eslovenos que amavam a Nazi-icon Alemanha Nazistaball e os que amavam os Partisansball. A guerra foi dura, mas no final, Partisansball, que queria libertar as terras eslovenas, conseguiram vencer. Após a Segunda Guerra Mundial, a Eslovênia Nazistaball  foi morta pelos Partisansball, que mais tarde se transformou em SR Slovenia-icon RS da Eslovêniaball

Ao longo do século 20, ela tomou uma decisão interessante - ficar com o papai Yugoslavia-icon Iugosláviaball. Depois que a Eslovêniaball se toronu xenófobo e começou a se tornar mais nacionalista, queria fugir do pai e dos irmãos, que discutiam o tempo todo. Eslovêniaball foi aceita na EU-icon UEball e se afastou dos irmãos eslavos.

GaleriaEditar