O Essuatíniball (Antiga Suazilândiaball) ou oficialmente Reino de Essuatíniball é um countryball pequeno da região da Africa do Sul, sendo a única monarquia da África.

Essuatíniball é uma Monarquia Absolutista, ou seja, o rei Mswati III manda em praticamente em tudo. Diferente das Monarquias como o UK-icon.png Reino Unidoball, Spain-icon.png Espanhaball e etc...).

Essuatíniball é uma das poucas countryballs que reconhece Taiwan-icon.png Taiwanball como a China Legítima (ou tem uma ótima relação entre Taiwanball).

Essuatíniball faz parte de duas Organizações: UF-icon.pngUnião Africanaball e a English-icon.png Commonwealthball

História

Como sempre a sua região foi abitada por tribos (Apesar de ter muitas tribos ainda) . Depois os Europeus Chegaram na região e dominaram . No caso da Essuatíniball foi o Império Britânico que dominou toda região da Africa do Sul (Só que a Essuatíniball foi anexada em apenas em 1893).

Em 1903 a Essuatíniball se tornou protetorado pelo Império Britânico apos a vitória da Guerra dos Bôeres.

Em 1968, ela conseguiu sua independência. Como uma Monarquia Constitucional.

Mas em 1973, o Rei dissolve o Parlamento, revoga a Constituição e proíbe os partidos, assumindo o poder absolutista.

Em 1982 o Rei Sobhuza II, e é sucedido por seu filho Makhosetive, coroado em 1986 com o nome de Mswati III Obviamente surgiu greves conta a monarquia absolutista em 1996. Só que a Essuatíniball não ligou para isso. Em 1997 o rei nômea Barnabas Sibusiso Dlamini como primeiro Ministro e estala o Comitê de Revisão Constitucional ou CRC.

Em 2000, mais uma greve geral por democracia é reprimida pela polícia. A oposição rejeita, em janeiro de 2001, o projeto de reformas elaborado pelo CRC. Em maio, o governo proíbe a circulação de duas publicações independentes.

Em 19 de abril de 2018, o Rei anunciou que o Reino da Suazilândiaball havia se nomeado como o Reino da Essuatíniball para marcar o Aniversário de 50 anos da Independência e também para evitar confusão com a Suiçaball de nome semelhante.

Hino

https://youtu.be/N7wyMGi9PO0

Work-icon.png Templates Relacionados Poland-icon.png

Predefinição:Essuatíniball