FANDOM

Estado Livre de Fiumeball foi uma cidade-estado de curta duração situada na atual cidade de Rijekaball, Croáciaball. Ele foi morto e anexado pelo Reino da Itáliaball e Reino da Iugosláviaball em 1924.

História

Em 1920, com o Tratado de Rapallo, Reino da Itáliaball e Reino da Iugosláviaball estabeleciam e reconheciam a completa liberdade de Fiumeball, criando o Estado Livre de FIumeball.

Fiumeball era extremamente bipolar e seu governo vivia em constante fluxo. Em 1920, o Conselho Nacional Italiano de Fiume tomou o controle do Estado e criou um governo provisório. Em 1921, os militares ganharam controle sobre o Estado, três dias depois uma rebelião derrubou o governo militar e instituíram um governo extraordinário, que caiu dois dias depois.

Reino da Itáliaball teve que intervir em Fiumeball, devido ao seu grande descontrole, estabelecendo tropas na cidade.

Em 1924, com o Tratado de Roma de 1924, Fiumeball foi anexada pelo Reino da Itáliaball e a cidade de Sušakball foi absorvida pela Iugosláviaball.

Curiosidades

  1. O Partido Comunista de Fiumeball era o menor Partido Comunista do mundo.
  2. O governo do Fiumeball considerou inválida a anexação do Estado e continuou suas atividades até que a Iugosláviaball resolveu solucionar o problema.