FANDOM

Guaraniball ou Tupi-guaranisballs era uma nação indígena que habitava o centro-sul da América do Sul, incluindo a Argentinaball (especialmente Misionesball ), Bolíviaball (especialmente Tarijaball , Santa Cruzball e Chuquisacaball ), Brasilball(principalmente no Mato Grosso do Sulball , São Pauloball , Rio de Janeiroball , Espírito Santoball , ParanáBall , Rio Grande do Sulball e Santa Catarinaball ) e Paraguaiball

História Editar

A Guaraniball nasceu, filha de uma 3ball , que mais tarde foi assassinada nas mãos do Império Português e do Império Espanhol . Eles tiveram uma guerra contra os portugueses e os espanhóis para reconquistar seu território, mas foram severamente superados em número e foram aniquilados.

Desde o período anterior ao contato com a cultura européia, sabe-se que eram sociedades descentralizadas de caçadores semi-nômades e agricultores. Sua alimentação foi baseada na caça e coleta, assim como no plantio de diversas variedades de vegetais, como mandioca, batata, amendoim, feijão e milho. Os tupis-guaraniballs estavam divididos em várias nações, que constantemente guerreavam entre si ou contra as tribos não-tupis-guaranis, que chamavam de tapuia ("estrangeiros" ou "inimigos" em suas línguas). Mesmo dentro de uma única nação, no entanto, as disputas e conflitos militares eram comuns. Exemplos de nações Tupi-Guarani são os Tupinambás, os Potiguares, os Guarani (atualmente subdivididos em caiouás, nhandevas e embiás), os Carijós (antiga designação para os Guarani que habitavam a costa).

Sabe-se que alguns guaranis ainda podem ter migrado para os Andes orientais na época da conquista espanhola na década de 1530, possivelmente atraídos pelas riquezas dos Incas e em busca da mítica terra de "Candire", a "terra sem mal ", rico em ouro e outras riquezas. Os ataques em larga escala contra os Incas começaram na década de 1520. Os incas estabeleceram assentamentos defensivos, incluindo os que hoje são os castros arqueológicos de Oroncota e Samaipata, para afastar essas tribos guaranis. Os guaranis tinham um sistema de correio primitivo, o parejhara que consistia na troca de informações e produtos entre os viajantes que chegavam às aldeias e aos aldeões. Este sistema ajudou a manter a coesão cultural dos Guarani, dispersos por toda a América do Sul. Este sistema também usou uma antiga estrada gramada, Peabiru, que ligava a costa brasileira à Cordilheira dos Andes através dos atuais territórios do Brasil, Paraguai e Bolívia. O Peabiru foi amplamente utilizado pelos Tupi-Guaraniballs para manter contato com o Império Incaball, que era reverenciado como uma civilização superior capaz de ensinar muitas coisas, como técnicas de construção e variedades de milho.

Existe até a hipótese de que Peabiru era uma criação de Incaball, visando a expansão do empireball Inca para o Oceano Atlântico, um projeto que mais tarde teria sido abandonado ... Porque você sabe ... Espanhaball.

Nos tempos modernos, Guaraniball é velha e manda imagem de bom dia no grupo de Whatsapp. Ela às vezes visita seus irmãos, Aymaraball , Império Incaball e Mapucheball , que todos vivem em reservas em toda a Argentina e Brasil.

Pode remover Paella e Bacalhau