FANDOM

A Yugoslavia-icon Guerra da Iugoslávia Yugoslavia-icon foi uma guerra com várias guerras dentro dela, que durou de 1991 até 1999.

HistóriaEditar

AntescedentesEditar

Os balcãs sempre tiverem muitos conflitos etnicos e religiosos, em meio a tudo isso surgiu a Kingdom of Yugoslavia-icon Iugosláviaball e depois da Segunda Guerra Mundial  a Iugoslávia se tornou Communism-icon comunista e surgiu a Yugoslavia-icon República Socialista Federativa da Iugosláviaball, comandada pelo Josip Broz Tito, melhor conhecido como marechal Tito.

ComeçoEditar

Após tito morrer em 1980 cada república da Yugoslavia-icon Iugosláviaball teria seu proprio presidente. Tudo começa quando os Serbia-icon sérvios do Kosovo-icon Kosovo começaram a protestar, então o presidente de SR Serbia-icon RS Sérviaball mandou Slobodan Milosevic-icon para cuidar da situação, chegando lá ele conseguiu muta popularidade dos Serbia-icon sérvio, isso fez os Albania-icon albaneses do Kosovo protestarem contra os Serbia-icon sérvios. Algum tempo depois a SR Serbia-icon RS Sérviaball tiraria a autônomia do Kosovoball, isso deixou a SR Slovenia-icon RS Eslovêniaball muito irritada e começou a protestar.

Irritada pelo intrometimento da SR Slovenia-icon RS Eslovêniaball, a SR Serbia-icon RS Sérviaball mandaria vários Serbia-icon sérvios fazerem uma marcha até a Predefinição:ISR Slovenia Eslovêniaball, porém eles foram barrados na fronteira com a SR Croatia-icon RS Croáciaball, que tinha eleito um novo presidente nacionalista (Franjo Tudjman). Então foi decidido fazer uma reunião entre todos os membros da Yugoslavia-icon Iugosláviaball, a SR Slovenia-icon Eslovênia e a SR Croatia-icon Croáciaball sairam no meio da reunião.

Após várias brigas entre a SR Slovenia-icon Eslovêniaball, SR Croatia-icon Croáciaball e SR Serbia-icon Sérviaball, os Serbia-icon sérvios da SR Croatia-icon Croáciaball começaram a se rebelar, porque eles ficaram com medo do que aconteceu na WW2, isso criaria 3 regiões autônomas, nesta epóca séria criada a Srpska Republic-icon Republika Srpskaball para evitar que aconteça o mesmo na SR Bosnia-icon RS Bósnia e Herzegovinaball.

GuerrasEditar

Cansada disto tudo, em 1991, a SR Slovenia-icon Eslovênia proclamou independência, começando a guerra dos dez dias.

Guerra dos Dez dias

Após a Slovenia-icon Eslovêniaball proclamar independência a Yugoslavia-icon Iugosláviaball declarou guerra a ela. Porém pouco tempo depois a Croatia-icon Croáciaball proclamou independência, começando a Guerra de Independência da Croácia, isso levaria aos 3 SAO criados por Serbia-icon sérvios na Croácia a formarem a Serbian Krajina-icon Krajina Sérviaball.

3 mêses de pazEditar

Após ver oque a merda que deu ia acontecer a UN-icon ONUball decidiu interferir, fazendo com que a Slovenia-icon Eslovêniaball e a Croáciaball retirassem sua independência por 3 meses para assim poder fazer um tratado.

A Slovenia-icon Eslovêniaball usou esses 3 mêses para se tornar um país de verdade, enquanto a SR Serbia-icon Sérviaball preparava um ataque com tudo na Eslovênia.

Volta das guerrasEditar

Após os 3 mêses a Slovenia-icon Eslovêniaball e a Croatia-icon Croáciaball voltaram a ser independente. O ataque que a SR Serbia-icon Sérviaball estava preparando já estava pronto, e a Slovenia-icon Eslovêniaball não teria chance de resistir, porém eles decidiram não atacar por não ter muitos Serbia-icon sérvios nela. Assim acabou a Guerra dos Dez Dias.

Guerra de Independência da CroáciaEditar

A Croatia-icon Croáciaball era muito mais fraca que a Serbian Krajina-icon Krajina Sérviaball com o suporte da Yugoslavia-icon Iugosláviaball. A Serbian Krajina-icon Krajinaball preparou um grande ataque a Zagrebball para acabar com a guerra, porém eles desistiram por ser muito arriscado e poderia trazer muita atenção internacional. A Serbian Krajina-icon Krajinaball venceria a Batalha de Vukovar.

Independência da MacedôniaballEditar

Nesta epóca a SR Macedonia-icon RS Macedôniaball fez um referendo e saiu da Yugoslavia-icon Iugosláviaball.

Guerra da BósniaEditar

Em 1992 Alija proclamou a independência da Republic of Bosnia and Herzegovina-icon República da Bósnia e Herzegovinaball, isso irritou a Predefinição:IRepublic of Srpska Republika Srpskaball que também proclamaria sua independência. No começo da guerra a Ficheiro:Republika Srpska-icon.png Srpskaball faria um cerco em Sarajevoball com ajuda da Ficheiro:Yugoslaviabal-icon.png Iugosláviaball.

​​​Editar

 Editar