FANDOM

A Yugoslavia-icon Guerra da Iugoslávia Yugoslavia-icon foi uma guerra com várias guerras dentro dela, que durou de 1991 até 1995, mas se você considerar a Kosovo-icon Guerra do Kosovo Panslavic-icon ela acaba em 1999.

HistóriaEditar

Antescedentes

Os balcãs sempre tiverem muitos conflitos etnicos e religiosos, em meio a tudo isso surgiu a Kingdom of Yugoslavia-icon Iugosláviaball e depois da Segunda Guerra Mundial  a Iugoslávia se tornou Communism-icon comunista e surgiu a Yugoslavia-icon República Socialista Federativa da Iugosláviaball, comandada pelo Josip Broz Tito, melhor conhecido como marechal Tito. A Yugoslavia-icon Iugosláviaball estava indo bem, era feliz, se dava bem com todo mundo, até que o Tito morreu e o Slobodan Milosevic-icon Slobodan Milosevic assume o poder, ele dá muita atenção para a Serbia-icon RS Sérviaball e as outras repúblicas como a Croatia-icon RS Croáciaball não gostam disso.

A guerra dos dez diasEditar

O primeiro a declarar independência foi a Slovenia-icon Eslovêniaball iniciando a guerra dos dez dias até a Panslavic-icon Sérvia e Montenegroball e o Slobodan Milosevic-icon Milosevic não ligarem mais pela guerra eles deixaram a Slovenia-icon Eslovêniaball em paz.

Ver: Guerra dos dez dias.

 A guerra da CroáciaEditar

Após a Slovenia-icon Eslovêniaball foi a vez da Croatia-icon Croáciaball proclamar independência e depois a Serbian Krajina-icon Krajina Sérviaball proclamou independência da Croatia-icon Croáciaball, em 1995 a Croatia-icon Croáciaball matou a Serbian Krajina-icon Krajina Sérviaball em uma tempestade essa foi a última grande operação da guerra.

Ver: Guerra da Croácia.

A guerra da BósniaEditar

Em 1992 a Ficheiro:Bosniak-icon.png República da Bósnia e Herzegóvinaball proclamou independência e depois disso a Srpska Republic-icon Republika Srpskaball proclamou independência da Ficheiro:Bosniak-icon.png República da Bósnia e Herzegóvinaball e depois a Herzeg Bosnia-icon Herzeg Bósniaball também proclamou independência da Ficheiro:Bosniak-icon.png República da Bósnia e Herzegóvinaball, assim surge os três lados da guerra, os Serbia-icon sérvios, os Ficheiro:Bosniak-icon.png bosniaks e os Croatia-icon croatas. Os Croatia-icon croatas fazem um tratado de paz com os Ficheiro:Bosniak-icon.png bosniaks para derrotar a Srpska Republic-icon Republika Srpska e eles tiveram a ajuda dos bombardeios do USA-icon EUAball, após isso ocorre um tratado de paz, onde a Serbian Krajina-icon Krajina Sérviaball morre e a Srpska Republic-icon Republika Srpska continua viva mas como uma região autonoma da Bosnia-icon Bosnia e Herzegóvinaball.

Ver: Guerra da Bósnia.

A guerra do KosovoEditar

3 anos do fim da guerra da Bósnia e da guerra da Croácia os Albania-icon albaneses do Kosovo-icon também queriam independência e assim começou a guerra do Kosovo, nessa guerra várias bombardeios ocorreram por toda a Panslavic-icon Iugosláviaball, principalmente em Belgrade-icon Belgradoball, onde também vários hospitais e casas também foram destruidas.

Os albâneses vencem a guerra.

Ver: Guerra do Kosovo.