FANDOM

Islamicos
Historia Irán Countryballs

Historia Irán Countryballs

A Iran-icon República Islâmica do Irãball, ou simplesmente Irãball, é uma countryball no Oriente Médio. Ele é filho da Pérsiaball. Sua capital é Teerãball.

A República Islâmica do Irãball tem um forte desejo de apagar Israel, do mapa. (Pensei que era ruim? Tente ver como o Líbano vê Israel) O Irãball também gosta de fazer armas nucleares, para ajudá-lo a lidar com o Israelcubo. Outros interesses do Iranball estão negando o Holocausto e aplicando xiitas a countryballs sunitas como o Bahrein. Ele odeia ser chamado de árabe como ele é persa, mas ainda é amigo de muitos estados árabes.

A partir de dezembro de 2017, ele começou a desmoronar de dentro com protestos e mais protestos para derrubar a República Islâmica e restaurar o Xá ou, pelo menos, criar uma República Democrática e Secularista; Mas isso não deu em nada, pois agora que os EUAball matou seu general estão dispostos á Começar uma 3°Guerra Mundial se for para distruir o grande mal imperialista.

História

Antiguidade e Idade Média

O território atualmente ocupado pelo Irãball é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsiaball começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto-elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida.

Por volta de 1500 A.E.C. fixaram-se no planalto iraniano vários tribos arianas, das quais se destacavam os Medos e os Persas. Os primeiros fixaram-se no noroeste onde fundaram um reino; os Persas estabeleceram-se no sudoeste.

Os Medos foram submetidos pelos Citas em 653 A.E.C., mas conseguiram libertar-se e alargaram a sua influência aos Persas. Em 555 A.E.C. O rei da Pérsiaball, iniciou uma revolta contra Astíages, rei dos Medos, vencendo-o e reunindo sob sua soberania a Pérsia e Média. Ciro, primeiro rei aqueménida, iniciou uma política expansionista, que seria continuada pelos seus sucessores. Em resultado destas conquistas o Império Aqueménidaball compreendia uma vasta área que ia do Vale do Indo ao Mar Negro, incluindo a Palestinaball e o Egitoball.

Alexandre, o Grande conquistou a Pérsiaball em 331 A.E.C., acrescentado-a ao seu império. Após a sua morte o seu império seria dividido entre os seus generais. Um destes generais, Seleuco, ficaria com a Babilóniaball e a Pérsia, dando início ao reino selêucida. A partir de 250 A.E.C. o domínio selêucida começou a ser rejeitado na parte oriental do Irãball, nasce o reino dos Partos Arsácidasball.

O império arsácidaball era menor que o aqueménidaball, estendendo-se do atual Afeganistãoball ao Eufrates, controlando as rotas comerciais entre a Índiaball e o Ocidente. Os Partos terão como inimigos a ocidente o Império Romanoball, que tentaria em vão conquistar o seu território. Em 224 E.C. a dinastia arsácida foi derrubada por um pessoa no mundo, um rei vassalo que fundou a dinastia sassânida.

Durante a Idade Média, a Pérsia foi invadida pelos mongóis, a que se seguiu o reinado de Tamerlão. Pouco a pouco, o país passou a ser uma arena para potências coloniais rivais como os impérios russo e britânico (pobre Irã...).

Período dinástico

Entre 1501 e 1736 a Pérsiaball foi dominada pelos Safávidas. 

As duas principais ameaças exteriores dos Safávidas foram os Usbeques e os Otomanos. Os primeiros representavam uma ameaça, mas foram derrotados em 1510 e empurrados para o Turquestãoball. Quantos aos Otomanos, seriam autores de um duro golpe ao estado safávida em 1524, quando as forças do sultão derrotaram os safávidas em Tchaldiranball, tendo ocupado Tabrizball. Em 1533 o sultão Soleimão ocupou Bagdadeball, tendo alargado o domínio otomano sobre o sul do Iraqueball.

Em 1736, depois de ter expulsado os afegãos, um líder turcomano , um dos chefes da tribo Afsharball, funda a dinastia dos Afsharidas. Ele alargou o seu domínio para leste, tendo invadido a Índia em 1738, de onde trouxe muitos tesouros para o Irãball. Foi assassinado em 1747.

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unidoball e a União Soviéticaball invadiram o Irãball(Po de novo), de modo a assegurar para si próprios os recursos petrolíferos iranianos. Os Aliados forçaram o xá a abdicar em favor de seu filho, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável. Em 1953, após a nacionalização da Anglo-American Oil Company, um conflito entre o xá e o primeiro-ministro  à deposição e prisão deste último.

República Islâmica

Em 1979, a chegada de um cara, após 14 anos no exílio, dá início à Revolução Iraniana - apoiada na sua fase inicial pela maioria da população e por diferentes facções ideológicas - provocando a fuga do Xá e a instalação do Aiatolá  como chefe máximo do país. Estabeleceu-se uma república islâmica, com leis conservadoras inspiradas no Islamismo e com o controle político nas mãos do clero. Os governos iranianos pós-revolucionários criticaram o Ocidente e os Estados Unidosball em particular pelo apoio dado ao xá; as relações com os Estados Unidosball foram fortemente abaladas em 1979, quando estudantes iranianos tomaram funcionários da Embaixada americana como reféns. Posteriormente, houve tentativas de exportar a revolução islâmica e apoio a grupos militantes anti-Ocidente como o Hezbollah do Líbano. A partir de 1980, o Irãball e o Iraqueball enfrentaram-se numa guerra destruidora que durou oito anos.

E hoje o Irãball tá nessa mer**

Hino

https://youtu.be/R7yGYwWJcv0

1ball-icon Middle-east-4ball-icon Continente Asiatico Middle-east-4ball-icon 1ball-icon
Organizações Arab League-icon Liga ArábeballBRICS-icon BRICSbricksEurasian Union-icon União Euro-AsiáticaballASEAN-icon ASEANmoeda
Middle-east-4ball-icon Oriente Próximo Saudi Arabia-icon Arábia SauditaballArmenia-icon ArmêniaballAzerbaijan-icon AzerbaijãoballBahrain-icon BahreinballQatar-icon CatarballCyprus-icon Chipreball (Northern Cyprus-icon Chipre do Norteball) • UAE-icon EAUballGeorgia-icon Geórgiaball (Abkhazia-icon AbecásiaballSouth Ossetia-icon Ossétia do Sulball) • Iran-icon IrãballIraq-icon IraqueballIsrael-icon IsraelcubeJordan-icon JordâniaballKuwait-icon KuwaitballLebanon-icon LíbanoballOman-icon OmãballPalestine-icon PalestinaballSyria-icon SíriaballTurkey-icon TurquiaballYemen-icon Iêmenball
Médio Oriente Afghanistan-icon AfeganistãoballBangladesh-icon BangladeshballButan-icon ButãoballIndia-icon ÍndiaballMaldives-icon MaldivasballNepal-icon NepalRawrPakistan-icon PaquistãoballSri Lanka-icon Sri Lankaball
Ásia Central Kazakh-icon CazaquistãobrickKyrgyz-icon QuirguistãoballRussia-icon RússiaballTajik-icon TadjiquistãoballTurkmen-icon TurcomenistãoballUzbek-icon Uzbequistãoball
1ball-icon Extremo Oriente Brunei-icon BrunéiballCambodia-icon CambojaballChina-icon ChinaballNorth Korea-icon Coréia do NorteballSKorea-icon Coréia do SulballPhilippines-icon FilipinasballIndonesia-icon IndonésiaballJapan-icon JapãoballLaos-icon LaosballMalaysia-icon MalásiaballMongolia-icon MongóliaballMyanmar-icon MyanmarballRussia-icon RússiaballSingapore-icon TringapuraThailand-icon TailândiaballTaiwan-icon TaiwanballEast Timor-icon Timor-LesteballVietnam-icon Vietnãball
Dependências Australia-icon Australiaball (Christmas Island-icon Ilha ChristmasCocos Islands-icon Ilhas Cocos) • China-icon Chinaball (Hong Kong-icon Hong KongballMacau-icon Macauball) • UK-icon RU (British Indian Ocean Territory-icon TBOÍball)