Historia_Irán_Countryballs

Historia Irán Countryballs

A Iran-icon.png República Islâmica do Irãball, ou simplesmente Irãball, é uma countryball no Oriente Médio. Ele é filho da Pérsiaball. Sua capital é Teerãball.

A República Islâmica do Irãball tem um forte desejo de apagar Israel, do mapa. (Pensei que era ruim? Tente ver como o LíbanoIsrael) O Irãball também gosta de fazer armas nucleares, para ajudá-lo a lidar com o Israelcubo. Outros interesses do Irãball estão negando o Holocausto e aplicando xiitas a countryballs sunitas como o Bahrein. Ele odeia ser chamado de árabe como ele é persa, mas ainda é amigo de muitos estados árabes.

A partir de dezembro de 2017, ele começou a desmoronar de dentro com protestos e mais protestos para derrubar a República Islâmica e restaurar o Xá ou, pelo menos, criar uma República Democrática e Secularista; Mas isso não deu em nada, pois agora que os EUAball matou seu general estão dispostos á Começar uma 3°Guerra Mundial se for para distruir o grande mal imperialista.

Personalidade

Ele no geral é legal, mas com os do ocidente e do Iraqueball é bem agressivo, odeia pedir ajuda com os outros, já que ele consegui fazer algumas coisas como a pandemia do Covid-19.

História

Antiguidade e Idade Média

O território atualmente ocupado pelo Irãball é habitado desde os tempos pré-históricos. A história escrita da Pérsiaball começa em cerca de 3200 a.C. com a cultura proto - elamita e com a posterior chegada dos arianos e a formação dos sucessivos Impérios Medo e Aquemênida.

Por volta de 1500 A.E.C. fixaram-se no planalto iraniano vários tribos arianas, das quais se destacavam os Medos e os Persas. Os primeiros fixaram-se no noroeste onde fundaram um reino; os Persas estabeleceram-se no sudoeste.

Os Medos foram submetidos pelos Citas em 653 A.E.C., mas conseguiram libertar-se e alargaram a sua influência aos Persas. Em 555 A.E.C. O rei da Pérsiaball, iniciou uma revolta contra Astíages, rei dos Medos, vencendo-o e reunindo sob sua soberania a Pérsia e Média. Ciro, primeiro rei aquemênida, iniciou uma política expansionista, que seria continuada pelos seus sucessores. Em resultado destas conquistas o Império Aquemênidaball compreendia uma vasta área que ia do Vale do Indo ao Mar Negro, incluindo a Palestinaball e o Egitoball.

Alexandre, o Grande conquistou a Pérsiaball em 331 A.E.C., acrescentado-a ao seu império. Após a sua morte o seu império seria dividido entre os seus generais. Um destes generais, Seleuco, ficaria com a Babilôniaball e a Pérsia, dando início ao reino selêucida. A partir de 250 A.E.C. o domínio selêucida começou a ser rejeitado na parte oriental do Irãball, nasce o reino dos Partos Arsácidasball.

O império Arsácidaball era menor que o Império Aquemênidaball, estendendo-se do atual Afeganistãoball ao Eufrates, controlando as rotas comerciais entre a Índiaball e o Ocidente. Os Partos terão como inimigos a ocidente o Império Romanoball, que tentaria em vão conquistar o seu território. Em 224 E.C. a dinastia arsácida foi derrubada por um pessoa no mundo, um rei vassalo que fundou o Império Sassânida.

Durante a Idade Média, a Pérsia foi invadida pelos mongóis, a que se seguiu o reinado de Tamerlão. Pouco a pouco, o país passou a ser uma arena para potências coloniais rivais como os impérios russo e britânico (pobre Irã...).

Período dinástico

Entre 1501 e 1736 a Pérsiaball foi dominada pelos Safávidas

As duas principais ameaças exteriores dos Safávidas foram os Usbeques e os Otomanos. Os primeiros representavam uma ameaça, mas foram derrotados em 1510 e empurrados para o Turquestãoball. Quantos aos Otomanos, seriam autores de um duro golpe ao estado safávida em 1524, quando as forças do sultão derrotaram os Safávidas em Tchaldiranball, tendo ocupado Tabrizball. Em 1533 o sultão Soleimão ocupou Bagdáball, tendo alargado o domínio otomano sobre o sul do Iraqueball.

Em 1736, depois de ter expulsado os afegãos, um líder turcomano , um dos chefes da tribo Afsharidáball, funda a dinastia dos Afsharidas. Ele alargou o seu domínio para leste, tendo invadido a Índia em 1738, de onde trouxe muitos tesouros para o Irãball. Foi assassinado em 1747.

Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Reino Unidoball e a União Soviéticaball invadiram o Irãball (Po de novo), de modo a assegurar para si próprios os recursos petrolíferos iranianos. Os Aliados forçaram o xá a abdicar em favor de seu filho, em quem enxergavam um governante que lhes seria mais favorável. Em 1953, após a nacionalização da Anglo-American Oil Company, um conflito entre o xá e o primeiro-ministro  à deposição e prisão deste último.

República Islâmica

Em 1979, a chegada de um cara, após 14 anos no exílio, dá início à Revolução Iraniana - apoiada na sua fase inicial pela maioria da população e por diferentes facções ideológicas - provocando a fuga do Xá e a instalação do Aiatolá  como chefe máximo do país. Estabeleceu-se uma república islâmica, com leis conservadoras inspiradas no Islamismo e com o controle político nas mãos do clero. Os governos iranianos pós-revolucionários criticaram o Ocidente e os Estados Unidosball em particular pelo apoio dado ao xá; as relações com os Estados Unidosball foram fortemente abaladas em 1979, quando estudantes iranianos tomaram funcionários da Embaixada americana como reféns. Posteriormente, houve tentativas de exportar a revolução islâmica e apoio a grupos militantes anti-ocidente como o Hezbollah do Líbano. A partir de 1980, o Irãball e o Iraqueball enfrentaram-se numa guerra destruidora que durou oito anos.

Hino

https://youtu.be/R7yGYwWJcv0

Galeria

1ball-icon.png Middle-east-4ball-icon.png Continente Asiatico Middle-east-4ball-icon.png 1ball-icon.png
Organizações Arab League-icon.png Liga ArábeballBRICS-icon.png BRICSbricksEurasian Union-icon.png União Euro-AsiáticaballASEAN-icon.png ASEANmoeda
Middle-east-4ball-icon.png Oriente Próximo Saudi Arabia-icon.png Arábia SauditaballArmenia-icon.png ArmêniaballAzerbaijan-icon.png AzerbaijãoballBahrain-icon.png BahreinballQatar-icon.png CatarballCyprus-icon.png Chipreball (Northern Cyprus-icon.png Chipre do Norteball) • UAE-icon.png EAUballGeorgia-icon.png Geórgiaball (Abkhazia-icon.png AbecásiaballSouth Ossetia-icon.png Ossétia do Sulball) • Iran-icon.png IrãballIraq-icon.png IraqueballIsrael-icon.png IsraelcubeJordan-icon.png JordâniaballKuwait-icon.png KuwaitballLebanon-icon.png LíbanoballOman-icon.png OmãballPalestine-icon.png PalestinaballSyria-icon.png SíriaballTurkey-icon.png TurquiaballYemen-icon.png Iêmenball
Médio Oriente Afghanistan-icon.png AfeganistãoballBangladesh-icon.png BangladeshballButan-icon.png ButãoballIndia-icon.png ÍndiaballMaldives-icon.png MaldivasballNepal-icon.png NepalRawrPakistan-icon.png PaquistãoballSri Lanka-icon.png Sri Lankaball
Ásia Central Kazakh-icon.png CazaquistãobrickKyrgyz-icon.png QuirguistãoballRussia-icon.png RússiaballTajik-icon.png TadjiquistãoballTurkmen-icon.png TurcomenistãoballUzbek-icon.png Uzbequistãoball
1ball-icon.png Extremo Oriente Brunei-icon.png BrunéiballCambodia-icon.png CambojaballChina-icon.png ChinaballNorth Korea-icon.png Coréia do NorteballSKorea-icon.png Coréia do SulballPhilippines-icon.png FilipinasballIndonesia-icon.png IndonésiaballJapan-icon.png JapãoballLaos-icon.png LaosballMalaysia-icon.png MalásiaballMongolia-icon.png MongóliaballMyanmar-icon.png MyanmarballRussia-icon.png RússiaballSingapore-icon.png TringapuraThailand-icon.png TailândiaballTaiwan-icon.png TaiwanballEast Timor-icon.png Timor-LesteballVietnam-icon.png Vietnãball
Dependências Australia-icon.png Australiaball (Christmas Island-icon.png Ilha ChristmasCocos Islands-icon.png Ilhas Cocos) • China-icon.png Chinaball (Hong Kong-icon.png Hong KongballMacau-icon.png Macauball) • UK-icon.png RU (British Indian Ocean Territory-icon.png TBOÍball)