FANDOM

Luxembourg-icon Luxemburgoball é uma countryball pequena limitada pela Belgium-icon Bélgicaball, France-icon Françaball e Germany-icon Alemanhaball. O país é formado por 12 cantões, incluindo sua capital Luxembourg City-icon Luxemburgoball (Cidade), localizado no sul, dando-lhe uma área total de 998,6 milhas quadradas.

Estar geograficamente na Europa, bem como ter uma atitude ocidental, dá ao Luxemburgo a capacidade de participar da EU-icon UEball e NATO-icon OTANball. Ele também é membro do Benelux-icon Beneluxball, uma união formada entre Belgium-icon Bélgicaball, Luxemburgoball e Netherlands-icon Países Baixosball.

História Editar

Luxemburgoball nasceu em 963, quando Siegfried, conde de Ardenas, tornou-se soberano de Lucilinburhuc. Em 1060, Conrad, um descendente de Siegfried, recebeu o título de Luxemburgo. Do século 15 ao século 18, Spain-icon Espanhaball, France-icon Françaball e Austria-icon Áustriaball dominaram o Luxemburgoball, mas com o Congresso de Vienaball em 1815, Luxemburgoball passou a fazer parte do barro dos Netherlands-icon Países Baixosball. Em 1839, o Tratado de Londresball cedeu o barro ocidental de Luxemburgoball ao seu irmão Belgium-icon Bélgicaball. A parte oriental, continuando em união pessoal com os Netherlands-icon Países Baixosball.

Nazi-icon Alemanha Nazistaball invadiu o barro de Luxemburgoball em ambas as guerras mundiais. As tropas aliadas liberaram sua argila em 1944. Luxemburgoball juntou-se a NATO-icon OTANball em 1949, e deu à luz a Benelux-icon Beneluxball em 1948, também criou a Comunidade Econômica Europeia (precursora da EU-icon UEball) em 1957.

Em 5 de julho de 2013, o Parlamento recebeu um relatório que dizia que o Luxemburgoball não informara os legisladores sobre "irregularidades e supostas ilegalidades" pelo Serviço de Inteligência do Estado. Eleições antecipadas foram marcadas para outubro de 2013.

GaleriaEditar