FANDOM

Mandaguari é um município brasileiro localizado no norte central do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 34 281[2] habitantes.

História

Durante a Segunda Guerra Mundial as cidades que tinham o nome de origem alemã foram substituídas. Por acharem que Lovat era de origem germânica, o patrimônio de Lovat teve o nome alterado para Patrimônio Mandaguari. O nome Mandaguari tem origem indígena, que designava uma espécie de abelha existente na região e que ainda leva esse nome (da família dos Melipônidas). Mas a atribuição desse nome deveu-se provavelmente originado do nome do ribeirão que delimitava com Jandaia do Sul. Atualmente denominado de Barbacena, constava nos mapas de 1939 com o nome de Mandaguaí, retificado posteriormente para Mandaguari. Em 1944 os novos mapas do Departamento de Geografia, Terras e Colonização de Curitiba, traziam o nome de ribeirão Barbacena no lugar do ribeirão Mandaguari.

Relações e Opiniões

Amigos:

  • Apucaranaball: meu melhor amigo, mas Maringáball não deixa falar com ele.
  • Sabaúdiaball: Meu melhor amigo

Neutro:

  • Região Metropolitana de Londrina: Maringáball fala para eu ser inimigo deles, mas eu não quero (uma hora eu vou mandar aqui ok?)
  • Maringáball: meu filho (que eu vou dar um golpe de estado em você)