FANDOM

Mingball foi uma dinastia que governou a Chinaball. Ele foi a última dinastia na Chinaball comandada pelos Hans. Ele possuía um forte exército de um milhão de soldados e uma vasta marinha, mas não foi capaz de se defender dos Manchu e logo morreu e em seu lugar Manchu estabeleceu Qingball.

História Editar

Mingball nasceu após Yuanball ser removido da Chinaball e fugir devido a uma revolta dos Hans chineses. Ele começou então a reconstruir sua argila, restaurando e construindo várias estruturas.

Primeiro contato com um europeu Editar

O primeiro europeu a conhecer Mingball foi Portugalball, mas Portugalball havia conquistado a argila de Malacaball, um amigo fiel de Mingball, portanto Mingball rejeitou as tentativas de Portugalball de fazer amizade. Apesar das hostilidades, Mingball foi convencido sobre a proposta de Portugalball de se estabelecer em Macauball.

Queda e declínio Editar

Mingball foi removido da coréiaball pelo Japãoball e enfrentou um grande problema com os Eunucos. Ele também enfrentou uma grave crise econômica porque RUball e República Holandesaball estava bulinando Portugalball e Espanhaball que disponibilizavam a prata para Mingball, isso se agravou mais quando Japãoball encerrou seu comércio externos com europeus, piorando mais ainda a entrada de prata, uma vez que Mingball não gostava de fazer comércio diretamente com Japãoball.

Mingball começou a passar fome e seu povo não conseguia pagar pelos impostos. Aproveitando tudo isso, os Manchus começaram a invadir sua argila. Mingball tentou fugir, mas no caminho foi assassinado.