A Nova Guiné Britânicaball foi uma colônia do RUball.

História

Território de Papuaball compreendeu a parte do sudeste da ilha de Nova Guinéball entre 1883 e 1975. Em 1883, o Governo de Queenslandball anexou este território para o Império Britânicoball. O Governo do Reino Unido recusou-se a ratificar a anexação, mas em 1884 um Protetorado foi proclamado sobre o território, depois chamado "Nova Guiné Britânicaball". Existe uma certa ambiguidade quanto à data exata em que todo o território foi anexado pelos britânicos. O Papua Act 1905 recita que isso aconteceu "em ou por volta" de 4 de setembro de 1888.[2] Em 18 de março de 1902, o Território foi colocado sob a autoridade da Comunidade da Austráliaball ("Commonwealth da Australia). As resoluções de aceitação foram aprovadas pelo Parlamento da Comunidade, que aceitou o território sob o nome de Papuaball.

Em 1949, este território e o Território de Nova Guinéball (que era constituído pela maior parte do território da antiga Nova Guiné Alemãball) foram estabelecidos em uma união administrativa com o nome Território de Papua e Nova Guinéball. Essa união administrativa foi renomeada como Papua Nova Guinéball em 1971. Entretanto, apesar de fazer parte de uma união administrativa, o Território de Papua sempre manteve um estatuto e uma identidade jurídica distintos; Era uma Posse da Coroa, enquanto o Território da Nova Guiné foi inicialmente um mandato da Liga das Nações e, posteriormente, um protetorado das Nações Unidasball. Esta importante distinção jurídica e política manteve-se até o advento do Estado Independente de Papua Nova Guinéball em 1975.