FANDOM

Equador e argentina
Peru-icon Peruball, oficialmente a República de Peruball, é uma countryball soberana no oeste da América do Sul. Seus vizinhos mais próximos são Brazil-icon Brasilball ao leste, Colombia-icon Colombiaball ao norte, Ecuador-icon Equadorball ao noroeste, Chile-icon Chileball ao sul, Bolivia-icon Boliviaball ao sudeste e Oceano Pacífico ao oeste. O país é dividido em 24 departamentos (25 se você incluir Callaoball na lista), incluindo sua capital, o Limaball (que tem 18 distritos), dando a ele uma área total de 496.200 milhas quadradas, tornando-o o terceiro maior país em América do Sul e 19 do mundo. Com uma população total de cerca de 32,97 milhões em 2019, ele é o 42º país mais populoso do mundo.

Atualmente, ele mantém uma participação ativa no OAS-icon OASball, UNASUR-icon UNASURball, Pacific Allianceball e, é claro, ONU-icon ONUball como a maioria das outras nações.

Como foi dito antes, Peru-icon Peruball é uma bola de campo que quase sempre foi traída em muitos conflitos, já foi tentada a ser invadida por seu bairro várias vezes, ele pensa que é porque é um dos países mais ricos em recursos do mundo. mundo. Isso causou certa desconfiança nele, mas ainda é um countryball hospitaleiro, gentil e feliz. Ainda assim, ele fica irritado quando as pessoas o chamam de Canadá e quando o Chile está por perto (mas elas ainda têm um sentimento de irmandade entre elas).

Atualmente, ele recebe refugiados venezuelanos (chamos) e imigrantes para viver em seu barro. Seu dia nacional é 28 de julho e seu signo astrológico é Câncer.

Personalidade Editar

Peruball é gentil, trabalhador, rico e forte, ele geralmente faz muitos amigos entre o mundo. Ele é meio inteligente e gosta de agricultura. Ele também leva a religião muito a sério. desde então, ele adora ir à igreja.

Ele odeia comunistas desde os anos 80, mesmo sendo um membro do movimento desalinhado desde há muito tempo, ele também foi abusado por seu pai, a Espanha (até pensou que o considerava o filho mais confiável da época). embora depois de sua independência.

Ele também fica bravo quando as pessoas o chamam Canadáball sem a folha de bordo ou quando as pessoas dizem que o Chileball é melhor que ele.

História Editar

História Antiga (3ball, Reino de Cuzcoball, Reino de Huari, Império Inca) Editar

A história desta bola não é tão conhecida para a maioria das pessoas. A história do Peru é muito extensa, de uma data desconhecida antes de Cristo até 2019 e não é tão conhecida como nenhum europeu havia tocado as Américas, exceto Cristóvão Colombo, ele tentou ir para a Índia usando um método que ultrapassava o Oceano Atlântico. e ele entrou no Oceano Pacífico (razão pela qual o Canal de Suez foi construído), se as Américas não existissem, ele teria morrido, mas, neste caso, o barro de Cuba salvou sua vida. e explorou a ilha de Cuba em uma época em que ele colonizou a maior parte do Caribe.

Antes disso, existem três teorias sobre como os humanos chegaram pela primeira vez à argila do Peru.

Uma é que os chineses e os malaios chegaram à costa do Peru de barco, outro afirma que a Antártica costumava fazer fronteira com a Tasmânia, então as pessoas passaram e chegaram ao que é agora: Patagônia, Terra do Fogo e Magalhães. (De propriedade do Chile e Argentina) e os mais famosos, afirma que os russos passaram pelo estreito de Bering durante a era glacial e chegaram ao Peru seguindo a Cordilheira dos Andes e começaram a viver lá, mas a era glacial terminou e Alguma evolução acontece agora. Os asiáticos (agora orgulhosos nativos) têm que viver em um continente que ninguém conhece ... até 1492.

Peruball nasceu como duas três bolas, uma que controla o que é hoje Lima e outra em Cuzco. Os nativos americanos acabaram criando seus próprios reinos e, em seguida, unificados como o Império Inca, sua população era nativa bastante desenvolvida.

O glorioso e lendário Império Inca conquistou algumas tribos, estendeu seu império até a atual Colômbia, conquistou algumas tribos, mas NÃO PODERIA CONQUISTAR UM ÚNICO TRIBO PATAGÔNICO, caso você não saiba quem eram, eles eram os mapuches.

Houve uma fome em 1525 e depois uma guerra civil entre os dois irmãos Atahualpa e Huascar, que queriam se tornar o próximo governante do império desde que seu pai (que era o imperador antes de tudo isso acontecer) morreu.

À medida que a guerra civil avançava, o Império Espanhol expandiu seu império colonial para a maior parte da Colômbia moderna.

'Era da colonização espanhola (vice-reinado do Peru)' Editar

Os espanhóis expandiram-se para a maior parte da América do Sul, América Central, Caribe e grande parte da América do Norte e depois descobriram os incas, ofereceram ajuda a Atahualpa e depois aprisionaram Huascar, após a guerra civil, o Império. Os espanhóis tentaram introduzir o cristianismo lá (que na verdade fazia dos incas parte da Espanha), mas Atahualpa não sabia espanhol, então jogou fora a Bíblia, que levaria à conquista dos incas por 40 anos, foi facilmente conquistada pela Espanha. e transformou os incas em escravos.

Em 3 de novembro de 1536, o Império Espanhol confirmou a fundação da "Ciudad de los Reyes" (atual Lima).

Em 28 de outubro de 1746, um terremoto de magnitude 9,0 atingiu e destruiu Lima e o porto de Callao, causando um tsunami na costa de Lima, este é um dos terremotos mais poderosos, se não poderosos, já registrados.

Conquista da Independência (Protetorado do Peru, República do Peru) Editar

Desde 1780, houve revoltas em Cuzco, Arequipa, Lima e outras cidades que queriam independência. No entanto, devido ao poder do vice-reinado espanhol, as revoltas seriam esmagadas, embora os espanhóis perdessem o controle sobre o resto de suas colônias, desencadeando as guerras da independência latino-americana. Embora alguns movimentos alcancem grandes vitórias, como a de Cuzco em 1814, é somente depois que o argentino José de San Martín proclama a independência do Peru, em 28 de julho de 1821, e o venezuelano Simón Bolívar apoiado com reforços, que a guerra da independência foi definitivamente vencida em 1828 por Peruball; No entanto, Españaball não reconheceu sua independência.

Em 1836, o Peru perguntou à Bolívia se queria fazer parte dela (a Bolívia costumava ser chamada de "Alto Peru"), mas ele respondeu "Somente se formamos uma confederação", o que o Peru concordou em criar o Peru. A Confederação Boliviana, no entanto, Chile, Argentina e alguns cidadãos peruanos não concordaram com isso, então declararam guerra ao Peru-Bolívia.

Perú-Bolívia perdida após três anos de luta em 1839, Peru e Bolívia se tornam independentes e a Argentina venceu Jujuy.

Em 1864, a Espanha tentou tomar o controle das Ilhas Chincha e recuperar o controle de suas colônias atacando Callao; no entanto, Bolívia, Equador e Chile mais tarde entraram na guerra, o que o que resultou novamente em uma vitória peruana (e a Espanha finalmente reconheceu o Peru).

Durante a década de 1870, a Bolívia arrastou Peruball para uma guerra com o Chile desde que o Peru assinou um pacto de defesa com a Bolívia. No entanto, a Bolívia deixou Peruball em paz e, portanto, o Peru perdeu, parte do sul do Peru é agora parte do Chile.

Durante 1929, Wall Street caiu, iniciando a Grande Depressão, isso afetou severamente muitos países, incluindo o Peru.

 "Presente e dias modernos (Peru)” Editar

Na década de 1930, o Peru entrou em guerra com a Colômbia por razões desconhecidas, mas o Peru perdeu e teve que ceder algumas pequenas partes de Loreto (que o Equador reivindicou) à Colômbia. Também houve distúrbios anti-chilenos nas províncias do norte de Chile, então o Chile deu Tacna e um pouco de argila ao Peru.

Em 1941, o Equador e o Peru tiveram tantas disputas territoriais que entraram em guerra, a guerra foi vencida rapidamente pelo Peru e o Equador teve que ceder (ou reconhecer) Loreto ao Peru; ele também ingressou na Segunda Guerra Mundial no lado dos Aliados. A maioria lutou em algumas batalhas no Oceano Pacífico contra o Império do Japão.

Mais tarde, em 1968, o Peru caiu sob uma ditadura, mas em 1975 tornou-se democrático novamente.

Em 1970, um terremoto de 7,9 sacudiu a cidade de Ancash, causando uma avalanche mortal em Huascaran, matando 20.000 pessoas, considerada a avalanche mais mortal já registrada na história da humanidade.

Os anos 80 não foram uma boa década para o Peru, uma vez que um partido comunista revolucionário com o nome de Sendero Luminoso tentou ganhar controle durante a condução de ataques terroristas, o Equador também voltou à guerra com o Peru, mas eles tinham paz.

Os anos 90 foram uma década de comemoração, já que Alberto Fujimori quase destruiu o Sendero Luminoso e o terrorismo desapareceu principalmente no Peru, o Equador tentou tirar vantagem disso e tentou ganhar o controle do rio Cenepa com a guerra, o Peru não enviou pessoas para morrer e em vez disso, doar o rio Cenepa sem nenhum ato de violência.

Em 2005, um pequeno terremoto de 7,5 graus atingiu o departamento regional de Loreto e matou pelo menos cinco pessoas. Sentiram-se choques no Equador e no sul da Colômbia, o único que ajudou o Peru foi Israel.

Durante a noite de 15 de agosto de 2007 às 6:40:57 UTC, outro terremoto de 7,9 atingiu as províncias de Ica e Lima, matando mais de 500 pessoas. Havia até luzes azuis no céu, toda a América Latina apoiada No Peru, com o envio de dinheiro e reparos, os que mostraram maior apoio foram Chile, Colômbia (Shakira até doou algum dinheiro), Bolívia e Argentina.

Peruball não muda muito depois de 2010, ele atualmente faz parte de quatro alianças, 3 na América do Sul e na ONU, ele é neutro tanto na Guerra Fria quanto na Segunda Guerra Fria; também recentemente, seu filho Lima foi o anfitrião dos Jogos. Pan-americano 2019 Foi um dos melhores eventos da história moderna do Peru.

GaleriaEditar