FANDOM

A História da Polônia

A História da Polônia

COUNTRYBALLS - Пять разделов Польши (Pięć rozbiorów Polski)

COUNTRYBALLS-История Второй Польской республики

Se quiser ver o meme, vá a Poland-icon Polandball (meme)

A Poland-icon Polôniaball ou Polóniaball é o protagonista original do Polandball (meme). De acordo com o meme ele não consegue ir ao espaço, embora houvesse um cosmonauta polonês. Polôniaball é muitas vezes retratada como uma countryball ingênua, muitas vezes intimidado por seus vizinhos.

Normalmente ele é um encanador do RUball, baseado no fato de que muitos poloneses vivem na Grã-Bretanha. Tanto Alemanhaball e Rússiaball vê a Polôniaball como um possível território de expansão.

A bandeira de Polôniaball é invertida, se assemelhando á bandeira de Indonésiaball e Mônacoball. A solução para esse problema foi atribuir á Indonésiaball um chapéu asiático e a Mônaco um óculos de sol.

História

O território polonês foi inicialmente considerado habitado pela Civitas Schinesghe, uma tribo eslava ocidental, no século IX.

Reino da Polôniaball (960-1569)

No século X, a Polôniaball começou a se unificar em um estado político distinto durante a Dinastia Piast. O primeiro governante polonês, Mieszko I, adotou Vatican-iconCatolicismoball como religião oficial, substituindo Tradição pagã eslava em 966.

Durante a Idade Média, participou das cruzadas da Ordem Teutonicaball contra o Reino da Noruegaball e pagões de Novgorodball. No século 14, a Polônia é um dos poucos países que não é afetado pela peste negra. A prevenção da epidemia é atribuída à decisão de Casimiro, o Grande, de fechar as fronteiras da Polônia.

A dinastia Jagiellon foi estabelecida sob Grão-duque da Lituânia Władysław II Jagiełło, formando uma união entre o Reino de Polôniaballball e o Grão-Ducado da Lituâniaball. Esta, no entanto, foi uma série de alianças, e não deve ser confundida com o futuro Comunidade polonesa-lituana. Dentro da Dinastia Jagiellon, o Polandball também começou a desenvolver um sistema feudal. A aprovação do ato Nihil Novi também trouxe um período denominado "Liberdade de Ouro". O Renascimento trouxe novas idéias. Nicolaus Copernicus, o descobridor da teoria heliocêntrica, era um cidadão de Polônia-Lituâniaball . Devido a Estados Papaisball pensando que o A Terraball era o centro do Universoball , a teoria demorou para se tornar finalmente oficial.

Comunidade polonesa-lituana (1569-1795)

Quando em 1569 A Polônia finalmente alcançou uma união pessoal com o Grão-Ducado da Lituâniaball desde um século de tentativas, um novo país nasceu: o Commonwealth polonês-lituanoball se tornou o país mais poderoso do Leste Europeu.

A Comunidade conquistou o território báltico, habitado principalmente por Ordem teutónicaball, e venceu contra o Otomanoball em 1699 na Guerra Polonês-Otomano. Essa guerra, infelizmente, enfraqueceu o país e, durante a década de 1720, a Guerra da Sucessão polonesa tornou a situação ainda mais difícil. O resultado foi a primeira partição de Polônia, em 1772, e a segunda partição, em 1794, onde Império AustríacoballImpério Russoball e O Reino da Prússiaball ficou com todo o território anteriormente pertencente à Polônia-Lituâniaball .

Era da ocupação (1795-1918)

As Partições da Polônia marcaram o início de mais de um século de ocupação estrangeira. Quase imediatamente, os poloneses se rebelaram contra seus divisores, especialmente por volta do início do século XIX.

Em 1806, France-icon Françaball napoleônico começou a invadir O Reino da Prússiaball e criou o Ducado de Warsawball como uma marionete por conseguir ajuda para espalhar a Revolução. Mas isso durou apenas oito anos, após os quais Polôniaball foi dada ao Império Russoball.

Enquanto a Primavera das Nações varria a Europa, Polôniaball mais uma vez pegou em armas na Revolta Polonesa de 1848 contra Regra do Prussiaball. Inicialmente, os poloneses resistiram com desobediência civil pacífica. Porém, quando Prussiaball enviou seus militares para suprimir isso, uma revolta em grande escala começou. Depois de várias batalhas, A Prussiaball conseguiu suprimir completamente a revolta e o O Império Russoball incorporou mais integralmente o Grão-Ducado de Posenball.

Independência e a segunda república polonesa (1918-39)

Em 1914, a Primeira Guerra Mundial começou e Império alemãoball lutou contra o Império Russoball. Neste modo, Congresso Polonêsball deixou de ser um fantoche russo e se tornou um Fantoche alemão por alguns anos, até Segunda República Polonesaball foi constituído graças à Conferência de Paz de Paris.

URSSball decidiu retomar as terras polonesas após a Primeira Guerra Mundial, causando a Guerra Polaco-Soviética. Esta guerra terminou rapidamente com a derrota de Russos (que conseguiram RSS da Ucrâniaball como terreno adicional) e a vitória de Poloneses.

Como resultado do Acordo de Munique, A Tchecoslováquia cedeu a minúscula região de Zaolzie para Polandball em 1938, que havia sido disputada brevemente na Guerra Polonesa-Tchecoslovaca.

Segunda Guerra Mundial (1939-45)

Em 1933, República de Weimarball caiu em Alemanha Nazistaball (famoso por suas ações anti-semitas) que decidiu invadir em 1939 Segunda República Polonesaball e o Danzigball para retomar as terras perdidas durante a Primeira Guerra Mundial. Os poloneses lutaram bravamente contra os estereótipos populares , mas com o A URSS invadindo também do Leste, a queda de Warsawball em 28 de setembro foi inevitável.

Sob o Pacto Molotov-Ribbentrop, Polôniaball foi dividido em duas zonas de ocupação entre alemanha nazistaball e o URSSball. Subseqüentemente, As autoridades soviéticas expurgaram prisioneiros e oficiais militares poloneses no Massacre de Katyn e deportaram centenas de milhares de civis poloneses.

Os combatentes da resistência subterrânea na Polônia ocupada estabeleceram o Armia Krajowa para lutar contra os ocupantes Alemães. Considerado um dos maiores movimentos de resistência da guerra, Armia Krajowa funcionou efetivamente como um estado inteiramente clandestino e cometeu atos-chave de sabotagem e assassinato planejado.

A Alemanha nazista construiu seis campos de extermínio durante o Holocausto, que incluíram os infames campos de Treblinka, Auschwitz-Birkenau e Majdanek. Os campos localizados na Polaôniaball serviram como o maior Reich, e no total 3 milhões de judeus poloneses, juntamente com mais 2,8 milhões de poloneses étnicos foram assassinados.

Eventualmente, Polôniaball foi "libertado" pelo novo Exército Vermelho, embora o A ocupação alemã deixou uma nação completamente destruída em seu rastro. De todos os países da Segunda Guerra Mundial, Polôniaball sofreu a maior proporção de vítimas em relação à sua população.

Regra Comunista (1945-89)

Depois da guerra, o A URSS estabeleceu um governo comunista provisório na Polôniaball. Em 1952, A República Popular da Polônia foi criada como um Estado satélite soviético. Apesar da rejeição popular generalizada, o PR Polôniaball cedeu seus territórios orientais para o URSSball. Ele poderia eventualmente entrar no Pacto de Varsóvia.

Em 1978, um polonês, Karol Wojtyla, foi eleito Papa como Papa João Paulo II.

A turbulência mais uma vez surgiu na década de 1980, quando o sindicato independente Solidarity cresceu como uma grande força política. Mesmo sob a perseguição do governo e a declaração da lei marcial em 1981, o Solidariedade gradualmente corroeu Regra de partido único do PR Polôniaball. Em 1989, o Solidariedade triunfou e foram realizadas as primeiras eleições livres e democráticas desde o final da Segunda Guerra Mundial. O movimento Solidariedade anunciou o colapso de RP Polôniaball, bem como outros regimes fantoches em toda a Europa Oriental.

Dia moderno (1989-)

Após o fim da Guerra Fria, ocorreram reformas liberalizantes massivas. Polôniaball relaxou a liberdade de imprensa e expressão e aumentou muito as liberdades pessoais. Inicialmente, como na maioria dos outros países do Bloco de Leste, a economia do Polôniaball desacelerou. Polôniaball se tornou o primeiro estado pós-comunista a atingir os níveis anteriores a 1989 graças a um boom econômico em 1995.

Em 1991, Polôniall entrou oficialmente OTANball, e em 2004 ele votou para se juntar ao UEball.

Screenshot 2020-07-29 Trilluminati

Curiosidades

  • A Polônia não pode ir ao espaço.
  • De 1945 a 1989, ele era um comunista até o âmago.
  • As cores da bandeira da Polônia são invertidas às do countryball porque, na página drawball.com (o dosde foi desenhado pela primeira vez por usuários poloneses), eles a desenhavam com as cores invertidas, para que permanecessem assim em todos os memes futuros.
  • É considerado católico.
  • Às vezes eles confundem com o Pokémon Voltorb, com Indonesiaball ou Monacoball.
  • Banheiros RUball e Germanyball limpos
  • Quando ele está assustado ou com problemas, seu grito característico é "Kurwa!" (que significa "Colocar").
  • É o countryball mais popular (graças a ele esse meme foi criado).
  • de alli es el futbolista Robert Lewandowski.

Hino

https://youtu.be/1wQEydtfkJA

Galeria

Work-icon Templates Relacionados Poland-icon
2-icon Continente Europeu EU-icon
Organizações EU-icon UEball | NATO-icon OTANball | CEFTAball | AECLball
Microestados Andorra-icon Andorraball | Liechtenstein-icon LiechtensteinballMalta-icon Maltaball | Monaco-icon MônacoballSan Marino-icon San Marinoball | Vatican-icon Vaticanoball
Europa Ocidental 2ball Emblem Germany-icon Alemanhaball | Austria-icon Áustriaball | Belgium-icon Bélgicaball | Spain-iconEspanhaball | France-icon Françaball | Ireland-icon Irlandaball | Italy-icon Itáliaball | Luxembourg-icon Luxemburgoball | Netherlands-icon Holandaball | Portugal-icon Portugalball | UK-icon RUball | Northern Ireland-icon Irlanda do Norteball | Wales-icon País de Galesball | Switzerland-icon Suíçaball
Europa Setentrional Sweden-icon Suéciaball | Norway-icon Noruegaball | Denmark-icon Dinamarcaball (Faroe-icon Ilhas Faroéball) | Finland-icon Finlândiaball | Iceland-icon Islândiaball | Estonia-icon Estôniaball | Latvia-icon Letôniaball | Lithuania-icon Lituâniaball
Leste Europeu Armenia-icon Armêniaball | Azerbaijan-icon Azerbaijãoball | Belarus-icon Bielorrússiaball | Bulgaria-icon Bulgáriaball | Slovakia-icon Eslováquiaball | Georgia-icon Geórgiaball | Hungary-icon Hungriaball | Moldova-icon Moldáviaball | Poland-icon Polôniaball | Czech-icon Tchéquiaball | Romania-icon Romêniaball | Russia-icon Rússiaball | Ukraine-icon Ucrâniaball