FANDOM

A República Central Africanaball ou RCAball é um countryball da África Central. Atualmente, ele está sofrendo de um conflito envolvendo um monte de Sélékaball . República Central Africanaball é também o mais pobre , o segundo menos feliz e o segundo menos desenvolvido da União Africana e o mundo (Níger-ícone Nigerball beatsÍcone CARCARball nos dois últimos). Seu IDH é de 0,352 a partir de 2016. República Central Africanaball pode se tornar um carro, por causa de sua abreviação, CAR.

História

O CARball é descendente do Bantuball . Ele ganhou liberdade de sua mãe e colono, Françaball , em 1960, quando todos os outros países africanos estavam fazendo isso. Surpreendentemente, Japãoball (13/8/1960) Coréia do Sulball (5/9/1963) é a primeira countryball asiática a reconhecer o CARball. Infelizmente, a República da África Centralball não pode durar um dia ou dois sem um golpe ou guerra. Ele vive em extrema pobreza e metade dessa população depende de ajuda externa. Ele atualmente tem uma guerra civil .

Em 1976, seu presidente, Jean-Bédel Bokassa, declarou-a império e a si próprio imperador. Após denúncias de atrocidades, ele foi deposto em 1979, e o país voltou a ser República. A instabilidade política persistiu e, em 1981, o general André Kolingba tomou o poder. O governo civil foi restaurado em 1986, com Kolingba ainda presidente. Houve reivindicações por eleições multipartidárias e o Movimento Democrático pela Renovação e Evolução na África Central (MDREC) foi constituído. Uma conferência constitucional fracassou em 1992 e o líder do MDREC foi aprisionado. Em 1993, ocorreram eleições livres, vencidas no segundo turno por Ange-Félix Patassé, ex-primeiro-ministro do governo Bokassa. Em 2003, um golpe de Estado depôs Patassé, e o líder rebelde François Bozizé assumiu o poder. Dois anos depois, ele organizou eleições presidenciais e as venceu em segundo turno. Em 2013, Bozizé foi deposto por um novo golpe, após a coalizão rebelde Seleka assumir o controle da capital e forçar a fuga do ex-presidente para Camarõesball.

Hino

https://youtu.be/tpStXqYcT3w

Work-icon Templates Relacionados Poland-icon
Predefinição:República Centro-Africanaball