FANDOM

Sergipeball é uma das 27 unidades federativas do Brasilball. Está situado na Região Nordeste e tem por limites o oceano Atlântico a leste e os estados da Bahiaball, a oeste e a sul, e de Alagoasball, a norte, do qual está separado pelo Rio São Francisco.
SEball

História

Sergipeball nasceu como um 3ball, adotado /colonizado/descoberto pelo Reino de Portugalball durante a União Ibérica (quando Portugal foi parte da Espanha por falta de rei), que o deu esse nome em homenagem aos índio que viviam lá e foram catequizados; Até o Império Holandês dominar o Nordeste e fundou as primeiras cidades lá que serviam apenas como sociedades de produção pecuária e de cana de açúcar. Quando foi retomada virou parte da Bahiaball até que o Império do Brasilball surgiu e adotou a Bahia que participou da Confederação do Equadorball e como castigo foi desmembrada, assim libertando Sergipe que acabou sendo urbanizado e depois adotado pelo Brasilball.

Curiosidades:

  • Seu nome significada "Rio de Siris" em Tupi
  • Na época do domínio Holandês tinha um brasão que era três tainhas em um fundo prateado
  • Homens sergipanos são muito arretados e odeiam baianos
  • Por frases com "Sergipe é o quintal da Bahia" ou confundirem Sergipe como parte dela Sergipeball odeia a Bahiaball
  • D. Pedro II urbanizou Sergipe em 1850, antes eram apenas povoados de pescadores.
  • O usuário Gustavo Bitenkas é descendente de Sergipanos