FANDOM

Tailândiaball, oficialmente Reino da Tailândia, também conhecido como Siãoball, é uma countryball no centro da península da Indochina. É limitado a norte por Myanmarball e Laosball, a leste por Laosball e Cambojaball, a sul pelo Golfo da Tailândia e pela Malásiaball, e a oeste pelo Mar de Andamão e pela extremidade sul de Myanmarball. Sendo uma monarquia desde 1238 e uma monarquia constitucional desde 1932, a Tailândiaball é o único país no Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por uma countryball europeia. Ele também é um dos membros fundadores da ASEANball.

História Editar

Tailândia Antiga (Pré-10º Século) Editar

Tailândiaball é um descendente de 1ball, semelhante as outras regiões do Sudeste Asiático, a Tailândiaball foi fortemente influenciada pela cultura e religiões da Índiaball, começando com o Reino do Funanball. A influência indiana na cultura siamesa foi, em parte, resultado do contato direto com os colonos indianos

Antes da chegada do povo e da cultura tailandesa atual, a Tailândia recebeu vários indígenas de língua austroasiática e malaio-sumbawana. No entanto, pouco se sabe sobre a Tailândiaball antes do século XIII...

Reino de Sucotaiball (1238 - 1438) Editar

Havia vários Estados prosperando na região, porém, o primeiro Estado tailandês é tradicionalmente considerado como sendo o reino budista de Reino de Sucotaiball, fundado em 1238. Sucotaiball expandiu seu reino primordial para as cidades limítrofes. Em 1257, o Reino de Sucotaiball já cobria todo o vale superior do rio Chao Phraya. Gradualmente o reino foi se expandindo para o sul e o norte. O primeiro alfabeto tailandês, que lançaria as bases para os modernos alfabetos tailandeses de hoje, foi apresentado nessa época.

Reino de Rattanakosin e o primeiro contato com os europeus (1438 - 1767) Editar

Tailândiaball nasceu como uma pequena argila camada de Siãoball, também conhecido como Reino de Rattanakosin, em 1351. Siãoball começou a sua expansão em 1540, quando ele conquistou Império Khmer, os irmãos mais fracos Reino de Lan Xangball e Reino de Lannaball, além de algumas partes do sul da Chinaball e algumas partes nortes da Malásiaball.

Após a conquista da Malacaball, Reino de Portugalball começou a fazer relações comerciais com o Siãoball. Esses contatos com o Ocidente durante o século 16 levou a um período de crescimento econômico, á medida que rotas comerciais lucrativas eram estabelecidas.

O ano de 1767 foi descrito como sendo o pior ano para o Siãoball. Myanmarball, que tinha vários distúrbios de personalidade, atacou-o e ele perdeu, porque ele não estava bem preparado. Myanmarball matou Aiutaiaball (A capital do Siãoball) queimando-o vigorosamente com muito fogo. Siãoball perdeu todo o seu barro, mas alguns de seus povos sobreviveram e se mudaram para o Reino de Thonburiball.

Reino de Thonburi (1767 - 1782) Editar

Thonburiball tornou-se a nova capital do Siãobal. Myanmarball, que ainda estava em desordem, rapidamente atacou novamente, mas desta vez o Reino de Thonburiball ganhou. Isto foi devido a uma rápida recuperação e por uma grande liderança militar. Thonburiball começou a se expandir, no entanto, durante a existência deste estado siamês, houve muitos problemas políticos. Os observadores estrangeiros começaram a especular que ele logo seria derrotado. Em 1782, Reino de Thonburiball enviou seus exércitos sob o comando de Chakri, o futuro Rama I de Rattanakosin, para invadir a Cambojaball, mas enquanto eles estavam ocupados, uma rebelião estourou na capital. Os rebeldes, que tinham amplo apoio popular, ofereceram o trono ao general Chakri, o "general supremo". Chakri, que estava em serviço de guerra, voltou da Cambojaball e derrubou Reino de Thonburiball.

Vida longa ao rei! O Sião Moderno (1782 - 1925) Editar

Mias tarde, em 1782, Siãoball mudou a capital para Banguecoqueball. Chakri, agora conhecido como Rama I, restaurou a maior parte do sistema social e político de Aiutaiaball, promulgando novos códigos de lei, restabelecendo cerimônias judicais e impondo disciplinas budistas. Myanmarball, vendo a desordem que acompanha a derrubada do Reino de Thonburiball, invadiu o barro do Siãoball novamente em 1785. Rama permitiu que eles ocupassem tanto o norte quanto o sul, mas o Uparat, vice-rei, seu irmão, liderou o exército siamês para o oeste. Siãoball esmagou as forças birmanesas em uma batalha perto de Kanchanaburiball. Esta foi a última grande invasão birmanesa de Siãoball. Na época de sua morte, em 1809, Rama I havia criado uma soberania siamesa que dominava uma área consideravelmente maior do que a Tailândia moderna.

Em 1893, autoridades francesas na Indochina Francesaball, usaram uma pequena disputa de fronteira para provocar uma crise. Françaball exigiu a cessão da Reino de Laosball. Siãoball apelou para o RUball, mas o ministro britânico disse ao rei para estabelecer quaisquer termos que ele pudesse obter. O rei não teve escolha senão obedecer. RUball garantiu a integridade do resto do Siãoball, em troca, Siãoball teve que desistir de sua reivindicação à região de Shan.

Françaball, no entanto, continuo a pressionar o Siãoball, e em 1906-1907, eles fabricaram outra crise. Desta vez, Siãoball cedeu á Françaball o território da margem oeste do Mekong. O RUball intercederam para evitar mais pressão francesa sobre Siãoball, mas o seu preço, em 1909, foi a aceitação da soberania britânica sobre o norte da Malásia sob o tratado Anglo-Siamês de 1909. Todos os "territórios perdidos" estavam á margem da esfera de influência siamesa e nunca estiveram sob seu controle, mas foram obrigados a abandonar todas as reivindicações sobre eles.

Siãoball se tornou uma nação moderna e a capital, Banguecoqueball, se tornou um grande centro de comércio. Ao estourar a Primeira Guerra Mundial, Siãoball se juntou as potências aliadas e mudou sua bandeira para a atual.

O fim do absolutismo e a Tailândia moderna (1925 - Presente) Editar

Em 1932, Siãoball mudou seu nome para Tailândiaball, e substitui sua monarquia absolutista por uma monarquia constitucional depois de um golpe de estado.

Sob o novo governo, conhecido como Khana Ratsadon, Tailândiaball enfrentou uma guerra civil. O governo enfrentou a ameaça comunista e outro golpe de estado ocorreu, substituindo o governo por um novo e mais conversador. O novo governo reprimiu monarquistas e deram passos muito mais agressivos para realizar algumas reformas importantes. A moeda saiu do padrão-ouro, permitindo que o comércio se recuperasse. As despesas com educação aumentaram quatro vezes, elevando assim significativamente a taxa de alfabetização. Em novembro de 1937, o desenvolvimento democrático foi antecipado quando eleições diretas foram realizadas para a assembléia nacional, embora os partidos políticos ainda não fossem permitidos.

Em 2014, a Tailândia sofreu um golpe de estado e uma junta militar foi formada, a countryball ainda vive com um golpe militar até hoje. A Tailândiaball é considerada uma countryball em desenvolvimento. A Tailândiaball é bem conhecida por causa da prostituição, cerca de 500.000 mulheres na Tailândia trabalham como prostitutas, porque isso se tornou algo cultural e também muitas mulheres tailandesas não podem se sustentar.

Personalidade Editar

A Tailândiaball é muito falante e gosta de sorrir. Tailândia gosta do seu rei, elefantes e riqueza, além disso ele odeio comunistas. Ele tem muito orgulho de si mesmo, sua história e sua linguagem. Tailândia ama tempo frio, ele deseja que um dia neve na sua argila, mas isso não acontece normalmente.