FANDOM

East Timor-icon Timor-Lesteball, oficialmente República Democrática Socialista do Timor-Lesteball, é uma pequena e jovem countryball insular que ocupa a porção oriental da ilha de Timor, além do exclave Oe-Cusse Ambeno-icon Oe-Cusse Ambenoball. Dividido em 13 municípios, o Timor-Lesteball tem uma argila de 14.874 km², consideravelmente menor que o menor dos estados do Brazil-icon Brasilball, deixando-o na posição de 154º maior countryball do mundo.

O Timor-Lesteball é uma das countryballs mais jovens do mundo, tendo adquirido a sua independência pela segunda vez em 2002. Ele também é uma das duas únicas countryballs cristãs no sudeste da Ásia, sendo a outra as Philippines-icon Filipinasball.

Ele sonha em um dia se unificar com o seu irmão, West Timor-icon Timor Ocidentalball, mas Indonesia-icon Indonésiaball não gosta muito da ideia. Desde a sua independência, ele participa da Portuguese-icon CPLPball, além de ser membro da Indonesia-icon Indonésiaball ASEAN-icon ASEANball e ONU-icon ONUball (como todas as outras countryballs do mundo).

História Editar

Timor-Lesteball e seu irmãoWest Timor-icon Timor Ocidentalball nasceram juntos como uma 7-icon 7ball e 1-icon 1ball, vivendo uma vida pacífica de comércio com os seus amigos da Indonésiaball e Filipinasball. Em 1769, Portuguese Empire-icon Império Portuguêsball viria a sequestrar o Timor-Lesteball e, posteriormente, Netherlands-icon Países Baixosball sequestraria West Timor-icon Timor Ocidentalball, separando os dois irmãos que nunca mais se veriam novamente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Japan-icon Japãoball resolveu fazer um "pequeno passeio" pelo Timor-Lesteball, ocupando a ilha e, posteriormente, sendo expulso pelos Aliados. Seu pai adotivo, Portugal-icon Portugalball, era muito negligente com Timor-Lesteball e não lutou pelo seu filho durante a invasão. Ele percebeu que era mais feliz sem Portugal-icon Portugalball e declarou a sua independência em 1975, mas Indonesia-icon Indonésiaball resolveu invadi-ló logo em seguida devido ao seu medo do comunismo. Após passar vários anos trancafiado no porão da Indonesia-icon Indonésiaball, Timor-Lesteball conquista a sua independência definitiva em 2002 e se juntou à UN-icon ONUball e Portuguese-icon CPLPball.