FANDOM

Is it tonga time, I think its tonga time
 
— bill wurtz

O Tonga-icon Tongaball, oficialmente, Reino do Tongaball, é uma countryball localizado no Oceano Pacífico. Ele faz parte da Polinésia e é formado por 177 ilhas.

Curiosidades

Tonga e 2 pais mais obeso do mundo

História

Evidências arqueológicas mostram que os primeiros colonos de Tonga chegaram navegando das Ilhas Santa Cruz (politicamente são parte das Salomão, mas seu ecossistema de florestas úmidas é o mesmo de Vanuatu) nas primeiras migrações do povo ancestral conhecido como Lápita (os descendentes diretos atuais desse povo são os melanésios) para o crescente Fiji-Tonga-Samoa, berço da cultura polinésia, em 1 500 a.C. Chegaram em Tonga em alguma data entre o ano 1 500 a.C. e o ano 1 000 a.C.

Os Lapitas eram um povo avançado, que vivia da pesca e da horticultura, navegava e produzia cerâmica. Esse povo viveu e se reproduziu durante mil anos nas ilhas de Tonga, Samoa, e Fiji, antes de novos exploradores descobrirem o Arquipélago das Marquesas, o Taiti e o restante das ilhas do Pacífico Sul. Por esses motivos, as ilhas de Tonga, Samoa e Fiji são conhecidas como o "Berço da cultura e civilização da Polinésia".

No século XII os tonganeses criaram uma rede de interação, composta por aventureiros, guerreiros e navegadores, que ficou conhecida como Tu’i Tonga, ou Império de Tonga, que foi um poderoso império e conquistou muitas ilhas vizinhas de Niue até Tikopia.

No Século XVII, uma guerra civil eclodiu em Tonga. Foi nessa época que os primeiros europeus chegaram — em 1616, com a dupla Willem Schouten e Jacob Le Maire, os navegadores neerlandeses que descobriram uma rota para as ilhas do Pacífico e depois publicaram suas aventuras num diário. Em 1643 o descobridor da Tasmânia e da Nova Zelândia, Abel Tasman, passou pelas ilhas de Tongatapu e Ha'apai. Um século depois, em 1773, Tonga foi visitada pelo ilustre Capitão Cook, descobridor oficial da Austrália e do Havaí. Os primeiros missionários passaram por lá em 1797 e em 1822, sendo o principal deles Walter Buller, missionário metodista, que converteu vários tonganeses.

Em 1845 Tonga foi unida ao Reino da Polinésia pelo rei Taufa’Ahau conhecido também como rei George Tupou I, o primeiro rei de Tonga. Em 1875, com a ajuda de um missionário inglês chamado Shirley Baker, o rei George declarou Tonga uma monarquia constitucional e nomeou Shirley Baker seu primeiro-ministro. Tonga adotou o estilo real europeu, criou um código civil e limitou o poder dos chefes tribais.

Em 18 de maio de 1900 Tonga se tornou um protetorado britânico sob um tratado de amizade. Tonga só reconquistaria sua independência plena em 1970, quando o tratado de amizade chegou ao fim e Tonga deixou de ser território sob administração britânica. O país entrou para as Nações Unidas em 1999.

Mesmo quando exposta a forças colonizadoras, Tonga sempre teve um rei nativo de ascendência indígena, fato que faz de Tonga um caso único no Pacífico, que orgulha muito os tonganeses e os faz confiar no seu sistema de governo.

Como a única monarquia soberana entre as nações insulares do oceano Pacífico, a nação tem uma história singular como nação sendo a única ilha da região que conseguiu evitar a colonização formal.

Geografia

Tongaball se situa na Polinésia Ocidental, seu arquipélago tem 172 ilhas

Hino

https://youtu.be/gNJWorvcj8g

Predefinição:Tongaball