FANDOM

Ustaseball, também conhecido como Ustasha, oficialmente Ustasa - Movimento Revolucionário Croata, foi uma mílicia e movimento político Croatia-icon croata fascista Nationalism-icon nacionalista criada em 1929 por Ante Pavelic no Kingdom of Yugoslavia-icon [[Reino da Iugosláviaball.

HistóriaEditar

Antes da guerraEditar

A Ustaseball nasceu em 1929 quando foi criada por Ante Pavelic um nacionalista croata no Kingdom of Yugoslavia-icon [[Reino da Iugosláviaball], nessa epóca ele fez algums coisas incluindo matar o rei da Kingdom of Yugoslavia-icon Iugoslávia.

Segunda guerra mundialEditar

Em 1940 a Nazi-icon Alemanha Nazistaball invadiu o Kingdom of Yugoslavia-icon Reino da Iugosláviaball e criou o Independent State of Croatia-icon Estado Independente da Croáciaball que era comandada pelo Ustasaball que começou a realizar seus planos genocídas.

Pouco tempo depois apareceu o Ficheiro:Chetnik-icon.png Chetniksball que era uma resistência formada principalmente por Serbia-icon sérvios e depois apareceram os Yugoslavia-icon Partisans Iugoslavosball, os dois lutaram contra as forças ocupantes, incluindo o Ustasaball e eles mesmos.

Derrota na guerraEditar

Em 1944 os Yugoslavia-icon Partisans Iugoslavosball já estavam mais fortes que os fascistas e Chetniks-icon Chetniksball e em 1945 eles tornaram ilegal ser um ustase, epóca em que a Ustasaball já estava quase morta.

Depois da guerraEditar

O líder da Ustasaball fugiu para outros países como a Argentina-icon Argentinaball, Chile-icon Chileball e Francoist Spain-icon Espanha Francoístaball, onde ele morreu 1970.

Alguns grupos simpatizantes da Ustasaball durante a Guerra de Independência da Croácia e a Guerra da Bósnia.

AtualmenteEditar

Atualmente seus gritos e símbolos podem ser ouvidos em protestos e jogos de futebol da Croatia-icon Croáciaball

IdéiasEditar

  • Criar uma grande Croatia-icon Croáciaball que se extenderia desde a fronteira com a atual Slovenia-icon Eslovêniaball até os limites de Belgrade-icon Belgradoball.
  • Matar 1/3 dos Serbia-icon sérvios em seus territórios
  • Convertar 1/3 dos Serbia-icon sérvios ao Catholic-icon Catolicismoball
  • Expulsar 1/3 dos Serbia-icon sérvios
  • Matar as outras minorias que viviam em seus territórios.

CuriosidadesEditar

  • Ele tinha uma faca amarrada no punho que era usada para matar Serbia-icon sérvios.
  • Seu slogan era "Za dom spremni" que significa algo como "Pela pátria estamos pronto".
  • Ele queria convencer Nazi-icon Adolf Hitler de que os Croatia-icon Croáciaball eram diferentes dos outros eslavos.
  • Ele não perseguiu os Republic of Bosnia and Herzegovina-icon bosníacos por achar que eles eram apenas croatas convertidos ao islamismo.

RelaçõesEditar

AmigosEditar

InimigosEditar