FANDOM

Vice-reino do peruball I
Spanish Empire-iconVice-Reino do Peruball foi uma countryball histórica nos territórios do atual Peru-iconPeruball e Chile-iconChileball. Ele era uma colônia espanhola até 1824, quando o Peru-iconPeruball declarou a independência.

História

Quando da chegada do povo espanhol, em 1531, o território peruano acolhia a desenvolvida civilização inca. Centrado em Spanish Cuzco-iconCuzcoball, o império inca se estendia por uma vasta região, desde o norte do Ecuador-iconEquadorball até o centro do Chile-iconChileball. Quando o conquistador espanhol Francisco Pizarro chegou à região, procurando por riquezas, encontrou um império debilitado por uma recente guerra civil. Pizarro capturou e executou o imperador inca, Inca-iconAtahualpa, durante a Batalha de Cajamarca, em dezesseis de novembro de 1533. Em 23 de março de 1534, Pizarro já tinha estabelecido a cidade de Spanish Cuzco-iconCuzcoball como uma nova colônia espanhola.

A constituição de um governo estável foi adiada devido a revoltas dos nativos contra os brancos apelidados conquistadores (liderados por PizarroDiego de Almagro). Os espanhóis estabeleceram um sistema chamado encomienda, pelo qual obrigavam a população local a trabalhar em seu favor, tributando-os, e em troca forneciam-lhes proteção e catequização. O título de toda a terra pertencia ao rei da Spain-iconEspanhaball, que a arrendava aos desbravadores. Como governador do Spanish Empire-iconVice-Reino do Peruball, Pizarro usou o sistema de encomienda para ganhar poderes ilimitados sobre os nativos, formando a base social da colônia. A população indígena do Spanish Empire-iconVice-Reino do Peruball era agora obrigada a criar gado, galinhas e trabalhar na plantação e colheita das culturas agrícolas trazidas do velho mundo. Qualquer resistência era severamente punida, dando origem à alcunha leyenda negra ("lenda negra") aos espanhóis, pelo martírio que impunham aos nativos.

Em 1541, Pizarro foi assassinado por uma facção liderada por Diego de Almagro (El Mozo), e a estabilidade do regime colonial foi abalada pela subseqüente guerra civil. No ano seguinte (1542) foi criado o Spanish Empire-iconVice-Reino do Peruball, abrangendo quase todo o domínio espanhol nas Américas; mas que acabou se dividindo em 1717 com a criação do Spanish Empire-iconNova Granadaball e em 1776 com o surgimento do Spanish Empire-iconVice-Reino do Rio da Prataball.

Work-icon Templates Relacionados Poland-icon
Predefinição:Chileball Predefinição:Peruball Predefinição:Bolíviaball